Banner

Segue, para download, o modelo de banner a ser usado no III SIEL.

MODELO BANNER

 

(Dia 27, sexta-feira, 10h)

 

A REPRESENTAÇÃO DOS PERSONAGENS MALANDROS NAS OBRAS DE LIMA BARRETO

Victoria Nantes Marinho Adorno – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Altamir Botoso – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

 

 

A NOITE MALDORMIDA DO PROLETÁRIO: A INSURGÊNCIA DA LITERATURA SURREAL DE JORGE DE LIMA

Fabiana Vieira Gibim – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Ramiro Giroldo – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

 

THE WALKING DEAD: LETRAMENTO CRÍTICO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS

Fhilipe Germano Rigamonte – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

 

ADOPT, DON´T BUY: UMA PROPOSTA DIDÁTICA QUE VIROU CAMPANHA

Isabela Barizon Bacarin, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Letícia Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Natalie G. O. S. Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

 

LÍNGUA E DISCRIMINAÇÃO: OS CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA INCLUSIVA

Luane Louise de Souza Amorim – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

 

SOBRE CIBERDISCURSO: O PARAÍSO BRASILEIRO DE ECOTURISMO NO MS

Renan Ramires de Azevedo – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Maria Luceli Faria Batistote – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

 

O PROJELE E A FORMAÇÃO INICIAL DOS DISCENTES DO CURSO DE LETRAS DA UFMS

Renata Alves dos Santos – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Nicole Maciel de Souza – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

 

A ESCRITA ESCOLAR NO ENSINO DE HISTÓRIA: ESTADO DA ARTE EM PERIÓDICOS INTERNACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA (PORTUGAL, MOÇAMBIQUE E ANGOLA)

Lucas Vieira Rodrigues – FACH/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Maria Aparecida Lima dos Santos – FAED/ Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

 

“ENVIRONMENT MATTERS”:  A EXPERIÊNCIA DE AULAS DE INGLÊS NO PIBID

Marilda de Paula Souza – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mariza Ferreira Rocha Prado – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

 

 

A OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA: O ALUNO EM FOCO

Kelly Emmanuelly Nascimento Resquim – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Luane Louise de Souza Amorim – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Sarah Duarte da Silva – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

 

A REFORMA DO ENSINO MÉDIO PELA LEI 13.415/2017: INVESTIGANDO CIDADANIA PELAS EPISTEMOLOGIAS CRÍTICAS AO ENSINO DE INGLÊS

Davi Rodrigues – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Nara Hiroko Takaki – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

 

CADA SER EM SI CARREGA O DOM DE SER CAPAZ: UM ESTUDO SOBRE AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Karina Singami Gusukuma Comunicação – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Ana Beatriz Silva Brandão de Souza Comunicação – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Renan Ramires de Azevedo Comunicação – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Orientadora: Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro Comunicação – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

 

LIBRAS PARA CRIANÇAS: MATERIAIS PEDAGÓGICOS BILÍNGUES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

Janaína dos Santos Miranda, Anny Caroline de Souza Marques, Jéssica Zigart Machado, Kamilla de Lima Vieira, Larissa Amanda Aparecida de Santana Soares, Lígia Chaves Ramos dos Santos,

Patricia Mara Medina Leirias dos Santos – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Profª. Me. Shirley Vilhalva Comunicação – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

 

FEMINISMO, RESISTÊNCIA E CULTURA NEGRA EM MAYA ANGELOU

Nicole Maciel de Souza Comunicação – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Michele Eduarda Brasil de Sá Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

 

INTERNACIONALIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA: FOCO NA CIDADANIA GLOBAL CRÍTICA COM LÍNGUA INGLESA

Julia Silveira Tereza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Nara Hiroko Takaki Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

 

GRUPO BOCA’BERTA: LITERATURA EM AÇÃO!

Isabelle Nantes Conceição de Oliveira, Carolina Barbosa Moura da Silva, Catarine Beffart Sousa, Lara Nycole Ojeda de Souza, Luís Henrique Silveira Coene, Thays dos Santos Silva – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Dra. Alcione Maria dos Santos – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

 

A LEITURA EM MEIO DIGITAL: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOS ALUNOS SOB O PRISMA DOS MULTILETRAMENTOS

Bárbara Artuzo Simabuco – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Iasmin Maia Pedro – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Monalisa Íris Quintana – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Prof. Drª. Cleonice Candida Gomes Leite – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

 

MONITORIA COMO GÊNERO DE ESPECIALIDADE: A PROGRESSÃO TÓPICA

Giovanna Alícia Camargo – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

 

LUZ, CÂMERA, MOTIVAÇÃO: O USO DE VÍDEOS NAS AULAS DE LÍNGA ESPANHOLA

Gabriel de Campos Cavalhieri Martins – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Cynthia Umar Maior  – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Ana Karla Pereira de Miranda – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

 

APRENDER A ESCREVER E A PENSAR HISTORICAMENTE: O PAPEL MEDIADOR DA ESCRITA EM CONTEXTOS DE ERROS CONSTRUTIVOS

Everlin Viana Tavares – FAED/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Maria Aparecida Lima dos Santos – FAED/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

 

TOPONÍMIA E GEOMORFOLOGIA: UM ESTUDO NA TOPONÍMIA URBANA DE CAMPO GRANDE/MS

Thaíssa Rodrigues Leite – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aparecida Negri Isquerdo – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

UM ESTUDO DOS AXIOTOPÔNIMOS NA TOPONÍMIA URBANA DE CAMPO GRANDE/MS: RESULTADOS PRELIMINARES

Alessandra Fernandes dos Reis do Nascimento – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Aparecida Negri Isquerdo – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

 

SENTIDOS DO USO DE IMAGENS NO ENSINO DE HISTÓRIA: ENTRE O DOUTRINAR E O EMANCIPAR

Sara Siqueira da Silva – FAED/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Maria Aparecida Lima dos Santos – FAED/– Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

SIGNIFICADOS E SENTIDOS DA ESCRITA NAS AULAS DE HISTÓRIA: O OLHAR DOCENTE

Danielle dos Santos Barreto – FAED/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Larissa Duarte Prado – FAED/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Maria Aparecida Lima dos Santos – FAED/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

SENTIDOS DO APRENDER A ESCREVER, RELAÇÕES RACIAIS E PRÁTICAS EM SALA DE AULA: ENSINO DE HISTÓRIA E IDENTIDADE

Danielle dos Santos Barreto – FAED/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Maria Aparecida Lima dos Santos – FAED/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DE AGENTES ESCOLARES

Denise Pereira Rondon – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Isabella Araújo de Carvalho – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

João Vitor Fuji Sonchini – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Edna Pagliari Brun – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

 

TECNOLOGIAS NA ESCOLA – CONCEPÇÕES E USOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE MULTILETRAMENTOS: UMA ANÁLISE

Jefferson Ribeiro da Silva – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Evelise da Rosa Gomes Monteiro – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Keren de Oliveira e Silva – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Edna Pagliari Brun – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

 

 

CURRÍCULO, IDENTIDADE E ENSINO APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS: PRÁTICAS DE ESCRITA NO CONTEXTO DAS DISCIPLINAS ESCOLARES

Gabriela Vianna Longhi – FAED/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Lucas Vieira Rodrigues – FAED/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Maria Aparecida Lima dos Santos – FAED/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 

O PAPEL DO CURSO DE LETRAS NA DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO DOS ACADÊMICOS

Nakathovia Ribeiro Bernardes da Silva – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Patrícia Graciela Da Rocha – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul