Inscrições 2025

As inscrições do VIII Seminário Internacional de Estudos de Linguagens e XXVI Semana de Letras já estão abertas! O evento é PRESENCIAL!!!

Para obter mais informações, visite as seguintes páginas:

Temos formulário único para participação:
  • como ouvinte
  • apresentação de comunicação em simpósio temático
  • apresentação de comunicação livre
  • em minicurso

 

Formulário 2025: clique aqui!

Normas para submissão de resumos em simpósio temático ou comunicação livre! 

1. Modalidades de participação

  • Simpósios temáticos: apresentação de trabalhos vinculados às propostas previamente aprovadas.
  • Comunicações orais: apresentação de trabalhos individuais não vinculados a simpósios, organizados em sessões temáticas pela comissão científica.

2. Regras gerais

  • Cada participante poderá submeter até 2 (dois) resumos, sendo um como autor principal e outro em coautoria.
  • O(a) professor(a) orientador(a) poderá constar como coautor(a) em mais de um trabalho.
  • Serão aceitos trabalhos de pesquisadores, docentes, discentes de graduação e pós-graduação, bem como egressos.
  • Os trabalhos deverão ser inéditos, resultantes de pesquisa concluída ou em andamento, relacionados às áreas de estudos de linguagens e suas interfaces.

3. Estrutura do resumo

O resumo deve:

  • Ser escrito em português, espanhol ou inglês.
  • Conter entre 200 e 300 palavras.
  • Apresentar de forma clara: tema, objetivos, fundamentação teórica, metodologia e resultados (parciais ou finais).
  • Incluir 3 a 5 palavras-chave (separadas por ponto e vírgula).

4. Formatação

  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
  • Espaçamento: 1,5.
  • Margens: 2,5 cm em todos os lados.
  • Alinhamento: justificado.
  • Título em caixa alta, negrito, centralizado.
  • Nome(s) do(s) autor(es) alinhado(s) à direita, seguido(s) da instituição e e-mail de contato.

5. Submissão

  • O resumo deverá ser submetido exclusivamente via formulário eletrônico disponível no site oficial do evento.
  • Prazo para submissão: de 24 de setembro a 20 de outubro de 2025.
  • A divulgação dos resultados será informada no site.
  • Cada simpósio terá, no máximo, 10 trabalhos. Trabalhos aprovados além do limite serão redirecionados para comunicações orais livres. 
  • Os ensalamentos dos simpósios e comunicações livres deverão ser divulgados até 31 de outubro de 2025.

6. Avaliação

  • Os resumos serão avaliados pela Comissão Científica, considerando:
    • Clareza e relevância do tema;
    • Adequação aos eixos temáticos do evento;
    • Coerência entre objetivos, metodologia e resultados;
    • Qualidade da redação.
  • Os trabalhos aprovados serão incluídos na programação oficial.

7. Apresentação

  • Comunicação oral: tempo de 15 minutos por apresentação, seguidos de 5 minutos de debate.
  • Simpósio: cada apresentação terá até 20 minutos, conforme a organização do coordenador do simpósio.

8. Publicação

  • Os resumos aprovados serão publicados nos Anais Eletrônicos do evento. Trabalhos completos poderão ser submetidos posteriormente para publicação em em Anais, conforme edital específico a ser divulgado.