Programação

Programação SIEL 2024

 

Terça-feira – 5/11

 

Quarta-feira – 6/11 Quinta-feira – 7/11 Sexta-feira – 8/11
8h-9h30 – Credenciamento 8h-9h45 – Mesa-redonda 2

 

8h-9h45 – Mesa-redonda 4

 

8h-9h45 – Mesa-redonda 6

 

9h30 – Sessão de abertura

 

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10h-12h – Conferência de abertura

 

10h-12h – Painel do Centro Acadêmico 10h-12h – Minicursos (dia 1) 10h-12h – Minicursos (dia 2)
Almoço

 

Almoço Almoço Almoço
13h30–15h30 – Sessão de comunicações 1

 

13h30–15h30 – Sessão de comunicações 2 13h30–15h30 – Sessão de comunicações 3 13h30–15h30 – Sessão de comunicações 4
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16h-18h – Mesa-redonda 1

 

16h-18h – Mesa-redonda 3 16h-18h – Mesa-redonda 5 16h-18h – Conferência de encerramento

 

*Todos os horários referem-se ao de Mato Grosso do Sul.

*Local: todas as mesas e conferências ocorrerão no Teatro da Música.

 

Atividade artística: Ato 0: Hizkuntza, ez dago mugarik

Linguagem: Dança, Música, Literatura (poesia)

Conferência de abertura:

Adriana González Moncada – Universidade de Antioquia (Colômbia)

Título da conferência: Becoming a “bilingual country”: Challenges and Opportunities in English teaching and teacher education in Colombia.

Mediação: Nara Takaki

 

 

Atividade artística: Ato VII: Non hai fronteiras, no hi ha fronteres.

Linguagem: Dança, Música

Conferência de encerramento:

Magdalena González Almada (Universidad Nacional de Córdoba (Argentina): é Doutora em Letras e Graduada em Literatura Moderna pela Universidade Nacional de Córdoba (UNC), Argentina. Pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) com atuação no Centro de Pesquisas da Faculdade de Filosofia e Humanidades (CIFFyH-UNC). Diretora do projeto de pesquisa “A escrita como gesto estético e político. Divergências poéticas na literatura boliviana dos séculos XX e XXI” baseado no CIFFyH (UNC). Suas publicações incluem Relações de poder, imaginários sociais e práticas identitárias na narrativa boliviana contemporânea (2000-2010) (UNC, 2017), O sujeito nacional na narrativa boliviana. Uma leitura sobre Aluvión de fuego de Oscar Cerruto (EDUVIM, 2014), bem como numerosos artigos referentes ao estudo das narrativas bolivianas contemporâneas publicados em revistas científicas nacionais e internacionais. Foi professora convidada em diversas instituições acadêmicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Áustria, Alemanha e Espanha para ministrar cursos e conferências relacionadas ao tema de sua pesquisa.

Título da conferência: “Futuros abigarrados e monstruosidades: representações da Amazônia na narrativa boliviana contemporânea”.

Mediação: André Benatti.

 

 

Atividade artística: Ato I: eu, entro-ido

Mesa-redonda 1 – Poéticas da linguagem

Silvio Ferraz (USP/Universidade de Évora): é atualmente Professor Titular de Composição na Universidade de São Paulo (USP). Entre 1998 e 2013 foi professor nas Universidades de Campinas e Católica de São Paulo. Foi diretor artístico e pedagógico do Festival de Campos do Jordão, (2009-2010), diretor pedagógico da Escola de Música do Estado de São Paulo (2010) Fundador e diretor artístico da Camerata Aberta (2010). É autor dos livros Música e Repetição: aspectos da questão da diferença na música contemporânea (Educ, 1997), Livro das Sonoridades (7Letras, 2004) e Tempo-música: as colisões de Chronos-Caos (Móbile, 2023). Realizou seus estudos de composição com Willy Correa de Oliveira, Gilberto Mendes, Brian Ferneyhough e Gérard Grisey. Desde 1985, tem participado como compositor de mostras e festivais de música contemporânea, com obras realizadas no Brasil e no exterior, por ensembles como Grupo Novo Horizonte, Camerata Aberta e Abstrai Ensemble (Brasil), Arditti String Quartet e The Nash Ensemble (Inglaterra), Ensemble Contrechamps (Suiça), Ictus e Het Spectra (Bélgica), New York New Music Ensemble (EUA). Pesquisador do CNPQ, desenvolve projetos no campo da composição musical contemporânea, com ênfase no estudo das implicações dos conceitos de tempo e energia na música do final do século XX e séc. XXI. Com trabalho e produção premiadas com Prêmio Vitae (2003), Prêmio Zeferino Vaz (Unicamp, 2011), atualmente é pesquisador visitante junto ao CESEM e Universidade de Évora com apoio Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), CNPQ e Universidade de São Paulo.

Juremir Machado da Silva (PUC-RS): nasceu em 1962, em Santana do Livramento, Rio Grande do Sul. Formado em jornalismo e em história pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) (1985), é doutor em Sociologia pela Université Paris-Descartes (V), sob a orientação de Michel Maffesoli. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-RS. Em Paris, de 1993 a 1995, foi colunista e correspondente do jornal Zero Hora. Em 1998, fez pós-doutorado na França orientado por Edgar Morin, Jean Baudrillard e Michel Maffesoli. Atualmente, é professor do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS, onde é coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação desde 2022. Foi coordenador do Caderno de Sábado, onde trabalhou no jornal (Correio do Povo de Porto Alegre, Rio Grande do Sul’. ‘Apresentou o programa Esfera Pública na Rádio Guaíba e participou dos programas Bom Dia, Ganhando o Jogo e Guaíba Revista’. Integra o conselho editorial das revistas acadêmicas estrangeiras Sociétés, Hermès e Esprit Critique. Foi vice-presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) e representante da área da Comunicação no (CNPQ). Recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Paul Valery de Montpellier (2023).

Mediação: Wiliam Teixeira (UFMS)

 

 

Atividade artística: Ato II: yo, fronteiriz(ad)o.

Linguagem: Teatro/Literatura (poesia)

Mesa-redonda 2 – Teorias, artes e culturas na fronteira

Edgar Nolasco (UFMS): é professor titular da UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Possui mestrado em Teoria da Literatura (UFMG), doutorado em Literatura Comparada (UFMG), com pós-doutorado em Cultura (PACC-UFRJ). Ministra as disciplinas Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Graduação em Letras e Literatura Comparada e Teorias sem disciplina na Pós-Graduação Estudos de Linguagens. É fundador e coordenador do NECC: NÚCLEO DE ESTUDOS CULTURAIS COMPARADOS (desde 2009), e editor-presidente dos periódicos do grupo CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS (desde 2009). Além de estudioso da obra de Clarice Lispector, tem pesquisado e orientando projetos acerca dos Estudos descoloniais/fronteiriços. É membro efetivo do CONSELHO DELIBERATIVO da ABRALIC- gestão 2023-2024.

Evandro Rodrigues Higa: é Doutor em Música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – UNESP, mestre em Musicologia pela Universidade de São Paulo, bacharel em piano pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, graduado em Ciências Jurídicas pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso e professor do curso de licenciatura em música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua nas linhas de pesquisa sobre Música e identidade; Música, cultura e educação musical; e Música, etnomusicologia, educação musical, cultura e América Latina. É produtor e apresentador dos programas Fronteiras da América na Rádio Educativa UFMS, onde também atua como Membro do Conselho Consultivo da Rádio Educativa (99,99) UFMS.

Mediação: Marta Francisco (UFMS)

   

 

 

Atividade artística (pré-mesa): Ato III: ego, eco. Linguagem: Música

Mesa-redonda 3 – Brazil-Canada Transnational Language Teacher Education in Applied Studies.

Atividade artística (pós-mesa):Texto & Música” do Grupo Madrigal MS

Brian Morgan (Glendon College/York University – Canada).

Marlon Valencia (Glendon College/York University – Canada).

Ruberval Maciel (UEMS/CNPq/Fundect).

 

 

Atividade artística: Ato IV: eu, marginal-izad{ø}

Linguagem: Teatro/Literatura (poesia)

Mesa-Redonda 4 – Corpos dissidentes na literatura brasileira

Maria Adélia Menegazzo (UFMS): licenciada em Letras – Português-Francês (FCL-Unesp Araraquara), Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Unesp de Assis, com pós-doutorado no Grupo de Estudos e Pesquisa “Arte&Fotografia”, do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP. Professora aposentada da UFMS, onde lecionou Teoria Literária e História da Arte nos Cursos de Graduação em Letras, Artes Visuais e Arquitetura (1981-2011) e nos Programas de Pós-graduação em Estudos de Linguagens e de Letras da UFMS, Campus de Campo Grande (2005-2015) e de Três Lagoas (2010-2018), respectivamente. Autora de livros, artigos em coletâneas e periódicos das áreas de Letras e de Artes. Participa ativamente como crítica de literatura e de arte, na apresentação de artistas, bem como na curadoria de exposições e salões de arte. É membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e da Associação Brasileira de Críticos de Arte.

Claudicélio Rodrigues (UFC): é doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ, professor de Literatura Brasileira na UFC onde pesquisa erotismo/sexualidade dos sujeitos dissidentes na literatura brasileira com foco nas representações ficcionais LGBTQ+. Transita também entre a escrita literária (é autor do livro de contos “Flor do aguapé: contos bixa”, 2022) e a ilustração e collage manual e digital.

Mediação: Flávio Nantes Nunes (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).]

   

 

 

Atividade artística: Ato V: ego, lector

Linguagem: audiovisual

Mesa-Redonda 5 – Literaturas e Ensino

Altarmir Batoso  (UEMS): doutor em Letras, na área de Teoria Literária e Literatura Comparada, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de Assis-SP. Docente do curso de Letras/Espanhol e do Mestrado em Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Membro do GT Relações Literárias Interamericanas ANPOLL, Brasil. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: pós- modernismo, El mundo alucinante, romance histórico, romance picaresco, romance malandro, intertextualidade, literatura comparada.

Danielle Cristina Mendes Pereira Ramos (UFRJ): é doutora em Literatura Comparada (UFF) e atua como professora adjunta do setor de Estudos Literários do Departamento de Letras-Libras da Faculdade de Letras da UFRJ. É também professora colaboradora do Mestrado Profissional em Educação Bilíngue do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado sobre letramentos de surdos na FFLCH/USP, vinculada ao Departamento de Letras Modernas, na linha de pesquisa Linguagem, Educação e Sociedade. Participa do grupo de pesquisa Caminhos da Literatura Brasileira (UFF/CNPq) e coordena o grupo de pesquisa LAPLI (Laboratório de Pesquisa em Literatura e Imagem) , além do projeto de Extensão Imagens Surdas, que já ofereceu vários cursos voltados para professores surdos ou de surdos. Participa, ainda, do projeto de extensão Imagens em Diálogos (EBA/UFRJ). Desenvolve pesquisa com alunos de Iniciação Científica (UFRJ/CNPq) sobre autorrepresentações de sujeitos surdos em narrativas visuais e em línguas de sinais. É autora de Mar à vista (CRV, 2014), de capítulos de livros e de vários artigos na área de literatura e de letramentos de surdos e apresentou diversas palestras e comunicações sobre tais temas no Brasil e no exterior. É membro do Projeto Nacional de Letramentos (CNPq/USP) e colaboradora do grupo de trabalho Transculturalidade, linguagem e educação, da ANPOLL.

Mediação: Elton Furlanetto (UFMS)

 

 

Atividade artística: Ato VI: póeheve, rapokuéra

Linguagem: poesia, música

Mesa-Redonda 6 – Políticas Linguísticas

Rosangela Morello (Universidade Federal de Santa Catarina): possui doutorado em Linguística pela UNICAMP (1996-2001). Atua nas áreas de política linguística, educação e cultura. Dedica-se aos seguintes temas: diagnósticos, inventários e censos linguísticos, educação bilíngue e educação na fronteira. Além disso, é coordenadora Geral do IPOL Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística e vice-líder do grupo de pesquisa Observatório de Políticas Linguísticas do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Coordena o projeto “Inventário da Língua Pomerana”.

Denise Silva (Instituto de Pesquisa e Diversidade Intercultural – IPEDI): licenciada em Pedagogia (2004) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestrado em Letras (2009) também pela UFMS, e Doutorado (2013) e Pós-doutorado (2016) em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp); Pós-doutorado (2018) em Sociolinguística pela UEMS  e Pós-doutorado (2019) em Estudos Culturais (UFMS) . Tem experiência na assessoria linguística e pedagógica em cursos de formação inicial e continuada de professores indígenas e na produção de material didático para ensino de línguas em contextos complexos. Atua como empreendedora social, é uma das fundadoras do Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural (Ipedi – 2012) e ocupa, atualmente, o cargo de presidente da instituição.

Mediação: Tania Milene Nugoli Moraes (Coordenadoria de Modalidades Específicas – COMESP)